Ouro se aproxima de recorde com aposta em corte de juro mantida
- 17/10/2024
Bloomberg
(Bloomberg) -- O ouro é negociado perto de uma alta recorde depois que os últimos dados da economia dos Estados Unidos mantiveram vivas as apostas nos cortes de juros do Federal Reserve.
As vendas no varejo americano em setembro vieram acima do previsto. Enquanto isso, os pedidos de seguro-desemprego caíram inesperadamente após o aumento na semana anterior nos estados do sudeste afetados pelo furacão Helene, de acordo com o último relatório do departamento do Trabalho dos Estados Unidos.
Os rendimentos dos títulos do Tesouro e o dólar subiram após a divulgação dos dados, e o ouro reduziu alguns dos ganhos iniciais após atingir uma nova alta de US$ 2.687,67 a onça.
Os dados se somaram a uma série de leituras econômicas mistas no país recentemente, reforçando as expectativas dos operadores de ouro de que o Fed continuará seu caminho de corte de juros pelo resto do ano.
“Os dados foram bons”, disse Bob Haberkorn, estrategista sênior de mercado na RJO Futures. “Acho que o Fed quer reduzir as taxas e eles provavelmente cortarão outro quarto de ponto, no mínimo, antes do fim do ano, o que significa que as taxas ficarão mais baixas, o ouro deve ficar mais forte.”
O metal precioso também está recebendo forte apoio das tensões em curso no Oriente Médio. Israel disse que uma operação em Gaza pode ter matado o líder do Hamas, Yahya Sinwar, como parte de um novo ataque contra o grupo militante após mais de um ano de guerra no território palestino.
O ouro subiu 1,1% esta semana, com os investidores reposicionando suas carteiras antes das eleições americanas em 5 de novembro. Com ambos os candidatos impondo riscos diferentes para a economia, o ouro provavelmente verá mais apoio — não importando quem vença, Donald Trump ou a vice-presidente Kamala Harris.
O ouro em barra — com alta de mais de 30% neste ano — é uma das commodities de melhor desempenho. O otimismo com o corte de juros alimentou os ganhos mais recentes quando o Fed iniciou seu ciclo de flexibilização no mês passado. Fortes compras do banco central também deram suporte ao ouro.
--Com a colaboração de William Clowes e Sybilla Gross.
More stories like this are available on bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.
Viva Shopping a sua loja de compras online